"No futuro, vai ser indiferente onde o conteúdo está sendo consumido: na TV, na internet ou no celular. Não vamos perder a audiência para a web, pelo contrário, vamos aumentá-la em outras mídias." A frase é de Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação. E é com esse pensamento que as emissoras vêm investindo para ter cada vez mais o conteúdo da programação em seus sites na internet.
A Globo publica na rede grande parte das reportagens dos telejornais, de vídeos com lances do futebol, além de trechos de novelas e programas de entrevistas. Tudo é gratuito com exceção de alguns programas na íntegra, como as novelas. Não há uma transmissão contínua da programação ao vivo , mas volta e meia, uma partida vai ao ar online.
Já a TV Cultura tem colocado ao vivo a gravação de programas como "Roda Viva", "Ao Ponto", entre outros, antes mesmo de eles serem transmitidos na televisão. "Queremos conquistar o jovem que escapou da televisão ou que não é mais tão fiel à TV linear a que estávamos acostumados", diz Ricardo Mucci, coordenador do núcleo de novas mídias da emissora.
Na semana passada, foi a vez da RedeTV reestruturar seu portal, agora batizado de RedeTVi. Uma equipe centralizada, de 60 pessoas, cuidará do novo site que reúne vídeos de reportagens e de programas de esporte e de entretenimento, além de transmissão ao vivo de programas da grade do canal.
TV por assinatura - Dentre os canais fechados, a Fox se destaca com o "Mundo Fox" (www.mundofox.com.br). A página conta com 800 horas de vídeo. Dentre o material, há episódios das primeiras temporadas de "24 Horas", "Prison Break", "Os Simpsons" e "Family Guy".
A Warner Channel exibiu a websérie "Sorority Forever". Sony, AXN e People & Arts fizeram algumas experiências com programas nos seus sites, mas acabaram suspendendo a transmissão por streaming. Especula-se que o motivo foi a pressão das operadoras de assinatura, que veem aí um mercado concorrente.
É por esse motivo que o "Mundo Fox" trabalha principalmente com arquivo. Para um episódio novo entrar no site, pode demorar de um a cinco meses. "Isso acontece porque nosso modelo de negócio é gratuito. Estudamos a hipótese de fechar um acordo com as operadoras, para que os assinantes tenham acesso a um conteúdo premium dentro do Mundo Fox", diz Hernán López, presidente e CEO da Fox International Channels.
O material exclusivo seria o acesso ao novo capítulo de um programa, um dia depois de ele passar na televisão.
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